Cresce cada vez mais os recursos de segurança empregado por transportadoras em seus fretes.
Surgem cada vez mais recursos e tecnologias que aumentam a segurança em frotas de transportadoras responsáveis por carregar fretes por todo o Brasil. Porém, o risco de acidentes é uma realidade que sempre existirá. Seja por falta de atenção dos motoristas ou pelas condições precárias das estradas e rodovias brasileiras, é preciso estar preparado para reagir em caso de acidentes e saber quais providências tomar para aliviar a pressão causada pelo ocorrido.
Pensando nisso, a M&O Sistemas preparou 04 dicas para você se preparar e lembrar quando o seu transporte sofrer algum acidente durante o trajeto de entrega de frete.
01. Saiba quais serão os procedimentos tomados pela transportadora
No momento em que você contrata uma transportadora a responsabilidade pela integridade da carga transportada é dela. Porém, é sempre válido verificar os procedimentos praticados pela transportadora em caso de acidentes. Saber como tomar os próximos passos, ativar o Seguro de Responsabilidade da Operação de Transporte e averiguar a possibilidade de dar continuidade à entrega e identificar a situação da mercadoria são etapas essenciais para cumprir com os prazos.
02. Contrate um Seguro de Carga
Muitas transportadoras terceirizadas já possuem um seguro próprio, porém, é importante considerar contratar um seguro próprio para a sua carga. Dessa maneira, você garante a proteção da sua mercadoria, não só durante o transporte, mas o tempo inteiro. Um pré-requisito indispensável, principalmente para cargas com valor alto. No caso de acidente durante o transporte, além de contar com o seguro da transportadora, você também pode acionar o seu seguro próprio para verificar as medidas a serem tomadas.
03. Tenha em mente um plano de contingência.
Acidentes acontecem e é preciso estar preparado para lidar com eles. Tenha planejado o passo a passo de como a sua empresa deve agir em caso da perda total da carga. Mesmo a responsabilidade da perda sendo da transportadora, quem precisará produzir e enviar a sua mercadoria novamente é a sua empresa.
04. Mantenha o seu cliente informado.
Por mais que seja difícil avisar o seu cliente que os produtos que ele está esperando podem atrasar, esse é um dever que você deve cumprir como empresa. Muitos irão entender que se tratou de um acidente rodoviário com a sua carga e podem prestar solidariedade, outros podem não entender tão bem e reclamar ou até mesmo cancelar a compra. Ainda assim, passar por essas situações é muito melhor do que manter o seu cliente desinformado e perder o profissionalismo, isso pode prejudicar a imagem da sua empresa e contaminar com uma imagem negativa para os demais setores que podem não ter relação nenhuma com a gestão de fretes.