Você conhece os tipos de caminhão que fazem a entrega? Como eles se chamam e são classificados de acordo?
Características como tamanho e capacidade máxima são essenciais para definir o tipo de transporte para cada tipo de necessidade, carga e trajeto. Pensando nisso, a M&O preparou esse compilado com os tipos de veículo mais comuns utilizado no transporte de cargas. Descubra a seguir.
1 – Veículo Urbano de Carga
O Veículo Urbano é um veículo com porte menor, utilizado em áreas urbanos como grandes centros que possuem muitas vias que restringem a circulação de grandes caminhões. O tamanho deste veículo varia de 2,2 a 6,3 metros de comprimento e possui carga máxima de 3 toneladas.
2 – Caminhão 3/4
Os caminhões 3/4 possuem limite máxima de 4 toneladas por carga. Vale lembrar que esse peso máximo depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.
3 – Caminhão Semipesado (Caminhão Toco)
Conhecido como Toco, o caminhão semipesado possui 2 eixos, um na dianteira e outro na traseira, e mede cerca de 14 metros de comprimento. Tem capacidade de carga de 6 toneladas.
4 – Caminhão Pesado (Caminhão Truck)
O Truck, também possui 2 eixos, um na dianteira e outro na traseira, com o último ajudando a dar força no motor e garantindo desempenho superior ao veículo. Também tem 14 metros de comprimento mas o seu peso máximo bruto é maior, podendo chegar até 23 toneladas.
5 – Carreta
Um dos tipos de caminhão mais utilizado no transporte de cargas em geral, a carreta é conhecida por ter 2 partes:
O cavalo – parte onde fica o motor e a cabine do veículo. Pode estar atrelado a um ou mais semirreboques.
A carroceria – parte onde a carga é acondicionada para o transporte.
Existem 3 tipos principais de carreta. Sendo elas:
Carreta com dois eixos
Chega a um comprimento máximo de 18 metros e pode transportar até 33 toneladas. A estrutura consiste em um cavalo mecânico (com 2 eixos) e semirreboque (com mais 2 eixos).
Carreta com três eixos
O comprimento também pode chegar a 18 metros, mas, por ter um eixo a mais, comporta um peso bruto maior: até 41,5 toneladas. Nesse caso, o cavalo mecânico também possui 2 eixos.
Carreta cavalo trucado
O comprimento é o mesmo dos dois casos acima (18 metros) e também conta com um semirreboque com 3 eixos — como no caso da carreta com 3 eixos. A diferença está no cavalo mecânico, que é trucado. Isso faz com que o veículo tenha uma estrutura reforçada que aumenta a capacidade em peso bruto, com limite de 45 toneladas.
6 – Tipos Combinados
Bitrem
Conhecido como treminhão, esse veículo tem duas articulações e uma combinação que conta com 7 eixos, garantindo uma capacidade de até 57 toneladas.
Rodotrem
Com um estrutura que possui 3 articulações e é formada por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, que estão ligados por um equipamento chamado Dolly (que está atrelado à 5ª roda). Ele possui uma capacidade máxima de 74 toneladas, mas, vale ressaltar, precisa de autorização especial de trânsito (AET) para circular.