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Precisando Melhorar seu Resultado de Frete? (Parte III)

precisando melhorar resultado de frete

No último artigo desta série, vimos as principais vantagens de contratar uma tabela de frete personalizada, aderente ao perfil da mercadoria e alinhada à operação do embarcador.

Além dos ganhos citados no post anterior, uma das principais características da tabela de frete é a previsibilidade de valores. Ou seja, com os dados da carga em mãos – peso, cubagem e valor – é possível mensurar o frete de forma antecipada, o que permite ao gestor atuar de modo estratégico e proativo em relação aos custos de transporte.

Isso, por si só, já justifica a adoção de tabelas customizadas em todas as negociações.

Contudo, mesmo com uma tabela acertada com o transportador, existem formas de otimizar ainda mais seus resultados de frete, e uma delas é por meio da COTAÇÃO.

Diferentemente do BID – que é um processo estruturado, envolvendo rodadas de negociação e pré-requisitos específicos – a cotação é uma prática pontual e muito mais simples.

Ela é utilizada para buscar melhores condições de frete (preço e prazo de entrega) em situações cuja carga não favorece a tabela contratada, conciliando assim a demanda do embarcador com a disponibilidade do transportador.

Mas afinal, como fazer uma cotação e melhorar o resultado de frete?

Em seguida, você terá acesso às informações necessárias para realizar uma cotação realmente eficaz. Porém, antes de qualquer coisa, é importante reforçar que um processo de cotação não representa leilão de carga.

A cotação pode abrir portas para novas opções de transporte – que precisam ser devidamente avaliadas antes da contratação – mas também oportuniza o fortalecimento da parceria com o transportador “da casa”, que adapta sua operação e flexibiliza suas margens para atender uma necessidade específica do cliente.

Agora sim, vamos aos principais elementos de uma cotação:

 

1. INFORMAÇÕES DA CARGA

É fundamental ter os dados completos e as condições da contratação. Isso inclui:

  • Cidade/UF de origem e destino
  • CNPJ do remetente e destinatário
  • Tomador do frete
  • Peso do material
  • Quantidade de volumes
  • Dimensões totais dos volumes
  • Valor da mercadoria

 

2. TRANSPORTADORAS PARTICIPANTES

Vimos que a cotação pode ser realizada com transportadores que já fazem parte da sua operação, como pode ser aberta para o mercado. Sendo assim, é necessário selecionar as empresas que participarão da cotação de acordo com a sua demanda.

Por exemplo, se você está no Sul e vai despachar para o Nordeste, mas conta com poucas opções para esta região na sua base de negociações, pesquise por empresas que atendem o Nordeste e verifique as propostas apresentadas.

A quantidade de transportadores por cotação pode variar de acordo com a sua necessidade e com a disponibilidade de oferta no mercado.

 

3. TOMADA DE PREÇOS

O contato para tomada de preços pode ser feito de várias formas, dentre elas:

  • Telefone: processo mais ágil, mas é importante formalizar de alguma forma;
  • E-mail: método de retorno mais demorado, porém mantém registro dos trâmites da negociação;
  • Site: algumas transportadoras disponibilizam recursos automáticos e/ou canal online de atendimento através dos seus sites;
  • Sistemas: existem no mercado empresas que oferecem softwares especializados em cotações e simulações de frete a partir de dados previamente cadastrados.

 

4. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

As condições apresentadas por cada transportador precisam ser avaliadas no sentido de atender, principalmente, as condições de preço, prazo de entrega e nível de serviço.

Sempre lembrando que, ao se tratar de uma nova transportadora, além dos requisitos acima, deve existir o cuidado de assegurar as condições mínimas da operação, como seguro de transporte, por exemplo.

Com a decisão tomada, é interessante registrar os dados da cotação nos processos internos de faturamento e/ou expedição, visando facilitar a identificação pelo transportador e assim garantir o que foi acordado entre as partes.

Para concluir, é possível identificar 03 valiosos resultados para o embarcador em um processo de cotação bem executado:

O primeiro é a potencial redução de custos de frete, objeto principal desta série de artigos;

O segundo é intensificar o relacionamento com transportadores que já fazem parte da sua base.

E o terceiro, porém não menos importante, é a oportunidade de desenvolver novos parceiros de transporte, fundamental para superar os desafios em um mercado tão dinâmico e competitivo.

 

Fonte – https://www.logisticanapratica.com.br/index.php/2017/06/06/precisando-melhorar-seu-resultado-de-frete-parte-iii/

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